Durante o
primeiro bimestre da disciplina “Mídias e Educação”, os professores nos conduziram
a pensar sobre a relação existente entre a sociedade de consumo e a educação na
contemporaneidade. As crianças foram o nosso público-alvo, a partir das
leituras suscitou-nos a refletir sobre os modos de ensinar e aprender que vem
se constituindo nos tempos modernos. Pensamos então sobre as culturas que vem
tomando significados na mídia, além de pensarmos sobre o conceito de pedagogia
cultural.
Pensar em
mídias atualmente é pensar em um espaço de aprendizagem
que cada vez mais esta influenciando na constituição dos sujeitos, foi possivel
também fazer articulações entre as mídias e o consumo perceber o quanto as
produções midiáticas tem buscado mobilizar os diferentes públicos. Para melhor refletir
sobre essas questões além dos textos, assistimos alguns vídeos tais como: “De onde vêm todas as coisas que consumimos?”, “Criança: a alma do negócio”...,
diferentes artefatos que nos fizeram pensar a estreita relação entre a mídia, criança
e consumo.
Foi a partir
dessa disciplina também que pudemos construir um blog e de fato entender que
podemos utiliza-lo enquanto proposta pedagógica, uma vez que os mesmos possibilitam
a postagem de conteúdos, o compartilhamento de saberes, além de links de
reportagens, vídeos, entre outras possibilidades.
No segundo
bimestre direcionamos o foco para aos adolescentes. A articulação que começamos
a fazer gira em torno da adolescência, da mídia e da educação. Refletimos,
discutimos e problematizamos sobre os jovens enquanto construção histórica e
culturalmente instável. A publicidade de maneira geral vem ditando regras,
lançando produtos socialmente desejáveis, ou seja, a mídia ensina aos sujeitos
o que eles precisam consumir para ficarem belos, magros, felizes, eternamente
jovens, serem bem-sucedido, além de outros padrões, ou seja, atualmente tem-se
vendido nas propagandas estilos de vida e posições sociais que são desejáveis pelos
sujeitos.
Pensamos
que a disciplina de “Mídias e Educação”
contribuiu para nossa formação, pois podemos perceber que é possível estruturar
uma boa aula, a partir dos diferentes artefatos culturais, o professor pode sim
discutir e problematizar algo que está em alta na mídia, por exemplo, uma
novela, um reality show, um programa, uma propaganda, um produto, além de poder
trabalhar também a partir de uma música, uma tira, uma charge, um texto, entre
outras tantas possibilidades, que os tempos modernos tem nos disponibilizado.
Queridas,
ResponderExcluirNa postagem elaborada por vocês sobre as aprendizagens construídas consigo visualizar os efeitos das reflexões suscitadas pelas diversas estratégias metodológicas empregadas no desenvolvimento da disciplina "Mídias e Educação". Além disso, foi muito gratificante acompanhar o crescimento de vocês e isso ficou muito claro na apresentação do blog, em nosso penúltimo encontro, quando vocês argumentaram de forma consistente e fundamentada sobre a experiência de aprendizagem possibilitada ao longo deste semestre. Sempre percebi a reciprocidade de vocês durante as aulas, ainda que nem sempre se expressassem oralmente. Obrigada pelo carinho, respeito e interesse demonstrado durante o tempo em que convivemos e aprendemos de forma interativa! Um grande abraço. Joice
Olá menin@s! Adoramos o blog de vocês! A partir da leitura das postagens de vocês, podemos perceber o quanto se apropriaram das aprendizagens tecidas no contexto da disciplina! Aprendemos muito com vocês durante esse semestre! Beeijos das monitor@s Ju e Aline.
ResponderExcluir