Seguidores

25 de out. de 2012

" REFLEXÃO"


Durante o primeiro bimestre da disciplina “Mídias e Educação”, os professores nos conduziram a pensar sobre a relação existente entre a sociedade de consumo e a educação na contemporaneidade. As crianças foram o nosso público-alvo, a partir das leituras suscitou-nos a refletir sobre os modos de ensinar e aprender que vem se constituindo nos tempos modernos. Pensamos então sobre as culturas que vem tomando significados na mídia, além de pensarmos sobre o conceito de pedagogia cultural.
Pensar em mídias atualmente é pensar em um espaço de aprendizagem que cada vez mais esta influenciando na constituição dos sujeitos, foi possivel também fazer articulações entre as mídias e o consumo perceber o quanto as produções midiáticas tem buscado mobilizar os diferentes públicos. Para melhor refletir sobre essas questões além dos textos, assistimos alguns vídeos tais como: “De onde vêm todas as coisas que consumimos?”, “Criança: a alma do negócio”..., diferentes artefatos que nos fizeram pensar a estreita relação entre a mídia, criança e consumo.
Foi a partir dessa disciplina também que pudemos construir um blog e de fato entender que podemos utiliza-lo enquanto proposta pedagógica, uma vez que os mesmos possibilitam a postagem de conteúdos, o compartilhamento de saberes, além de links de reportagens, vídeos, entre outras possibilidades.
No segundo bimestre direcionamos o foco para aos adolescentes. A articulação que começamos a fazer gira em torno da adolescência, da mídia e da educação. Refletimos, discutimos e problematizamos sobre os jovens enquanto construção histórica e culturalmente instável. A publicidade de maneira geral vem ditando regras, lançando produtos socialmente desejáveis, ou seja, a mídia ensina aos sujeitos o que eles precisam consumir para ficarem belos, magros, felizes, eternamente jovens, serem bem-sucedido, além de outros padrões, ou seja, atualmente tem-se vendido nas propagandas estilos de vida e posições sociais que são desejáveis pelos sujeitos.
Pensamos que a disciplina de “Mídias e Educação” contribuiu para nossa formação, pois podemos perceber que é possível estruturar uma boa aula, a partir dos diferentes artefatos culturais, o professor pode sim discutir e problematizar algo que está em alta na mídia, por exemplo, uma novela, um reality show, um programa, uma propaganda, um produto, além de poder trabalhar também a partir de uma música, uma tira, uma charge, um texto, entre outras tantas possibilidades, que os tempos modernos tem nos disponibilizado.

2 comentários:

  1. Queridas,
    Na postagem elaborada por vocês sobre as aprendizagens construídas consigo visualizar os efeitos das reflexões suscitadas pelas diversas estratégias metodológicas empregadas no desenvolvimento da disciplina "Mídias e Educação". Além disso, foi muito gratificante acompanhar o crescimento de vocês e isso ficou muito claro na apresentação do blog, em nosso penúltimo encontro, quando vocês argumentaram de forma consistente e fundamentada sobre a experiência de aprendizagem possibilitada ao longo deste semestre. Sempre percebi a reciprocidade de vocês durante as aulas, ainda que nem sempre se expressassem oralmente. Obrigada pelo carinho, respeito e interesse demonstrado durante o tempo em que convivemos e aprendemos de forma interativa! Um grande abraço. Joice

    ResponderExcluir
  2. Olá menin@s! Adoramos o blog de vocês! A partir da leitura das postagens de vocês, podemos perceber o quanto se apropriaram das aprendizagens tecidas no contexto da disciplina! Aprendemos muito com vocês durante esse semestre! Beeijos das monitor@s Ju e Aline.

    ResponderExcluir