Seguidores

25 de out. de 2012

NO RASTRO DA “GERAÇÃO Y”.


Os jovens que atualmente estão entre 11 e 28 anos estão sendo denominados de geração “Y”, estes adolescentes vem se caracterizando como sendo uma geração em que o consumo esta em alta e as inovações tecnológicas mais ainda.  Esta nova geração esta em busca de um conhecimento profissional rápido, os jovens atualmente não se importam em ter estabilidade em um emprego, uma vez que, a preocupação gira em torno de procurar algo que os façam sentir prazer ao trabalhar, diferentemente das outras gerações. A geração dos baby boomers (pessoas que nasceram entre 1946 a 1964), por exemplo, fazia planos para o futuro, planos de casar e ter filhos além de se preocupar muito em poupar o dinheiro que tinham pois poderiam precisar. Os baby boomers valorizavam a experiência em uma empresa em contra partida os filhos dessa geração os chamados geração X eram dedicados ao trabalho, por um lado tinham a experiência dos mais velhos, por outro apresentavam o pique dos mais novos eles se preocupavam menos com o futuro, logo pensavam mais no momento vivido o “aqui e agora”, segundo Bauman apesar da preocupação com o aqui e agora essa geração trabalhava duro para ter estabilidade financeira.
Após a geração dos baby bomers e da geração X surge a geração Y, o autor diz que os jovens que nasceram nesta geração diferenciam-se bastante de seus pais e avós, pois esta geração pertence aos estudiosos e pesquisadores que estão se inserindo em um mundo de oportunidades infinitas de prazer, são adolescentes que entram em uma empresa mais seguros e menos satisfeitos mudam de emprego sem se preocupar e para além disso, estão cada vez mais cheios de imaginação, energia e capacidade de inovar.
Após a leitura do texto “No rastro da geração Y” de Zygnunt Bauman, assistimos ao vídeo abaixo, e tecemos algumas discussões em sala de aula onde pudemos perceber que uma das ferramentas mais usadas atualmente tanto pelos jovens quanto pelos mais velhos são as redes sociais, mais especificamente o facebook, este foi fundado por um jovem da geração Y, um jovem cheio de idéias e inovações características que definem esta geração.
Segundo Bauman “Nenhum ser humano é exatamente igual ao outro-e isso se aplica tanto aos jovens quanto aos velhos.” (BAUMAN, 2010, pg. 58), com isso o autor ilustra um pouco em uma das cartas de seu livro “44 CARTAS DO MUNDO LIQUIDO MODERNO” onde explica as varias gerações.
 
Video assistido em aula  que retrata a geração "Y".

Nenhum comentário:

Postar um comentário