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1 de mai. de 2012

“IMAGEM DIZ MUITA COISA”



“A imagem acima vem ao encontro do que estamos discutindo na disciplina Mídias e Educação e, em especial queremos relacionar ao texto “Mídias e Pedagogias Culturais” de Irmo Wagner e Luís Henrique Sommer. A partir das discussões realizadas percebe-se, contudo que a mídia de forma geral (propagandas, novelas, reality shows, mini-series, programas infanto-juvenil, entre outros) tem se envolvido de maneira direta ou indiretamente no meio em que vivemos família, escola, comunidade, ou seja, em todos os espaços da sociedade. A mídia se tornou um artefato cultural que também influi na nossa constituição enquanto sujeitos, atualmente somos reconhecidos e valorizados pelo que temos e consumimos dessa forma podemos classificar a nossa sociedade como sendo de pessoas consumistas. Os publicitários perceberam esse envolvimento e por esse motivo é que estamos sendo cada vez mais capturados e bombardeamos por imagens midiáticas. Daí a importância em discutir sobre a influência das mídias na educação enquanto constituição de sujeitos, pois desde muito pequenos como observamos na imagem somos interpelados por propagandas e programas, que dizem o que devemos comer, o que devemos consumir e o que devemos assistir.


Por meio de discussão iremos abordar alguns temas que consideramos relevante para o estudo das mídias na educação, em especial iremos aprofundar o consumo infantil. As produções midiáticas estão se envolvendo também na educação e na cultura da criança, atualmente este público virou alvo das propagandas principalmente nos canais de desenhos animados.


Na imagem acima observamos que a criança esta sendo rotulada com várias marcas conhecida na mídia, são logo marcas que fazem parte do dia a dia dos pequenos não só nas propagandas de TV, mas também nas roupas e nas comidas (Fast-food). Os comerciantes não estão preocupados com o bem estar e com a saúde das mesmas e sim com que irão lucrar. Para reafirmar essa ideia Steinberg (1997) afirma que:                                                                                                    


 [...] a pedagogia cultural está estruturada pela dinâmica comercial, por forças que se impõem a todos os aspectos de nossas vidas privadas e das vidas de nossos/as filhos/as. Os padrões de consumo moldados pela publicidade empresarial fortalecem as instituições comerciais como os professores do nosso milênio (STEINBERG, 1997. p.102).


Portanto entendemos a mídia como sendo o conjunto de informações, a pedagogia os ensinamentos e a cultura a produção de significados. Acreditando nesta perspectiva entendemos que esses três segmentos são indissociáveis, as mídias não podem ser apenas uma influência para o consumo, elas devem ser exploradas como sendo transmissora de ensinamentos através dos vários significados. Devemos questionar problematizar e por vezes duvidar sobre aquilo que esta sendo posto, como sendo verdade.

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